Rua do Lazareto, 50 A - r/c | 9060-019 Funchal
tel: 291 224 361 | fax: 291 234 784 | e-mail: funchal@edicarte.pt
Filipe Freitas, Sites, Apps, Madeira, Ilha da Madeira, Madeira Islands, iPhone, iPad, Multimedia



2004

Parque Temático da Madeira

A Edicarte realizou, para a Soc. de Desenvolvimento do Norte da Madeira, S.A. o projecto de concepção do Parque Temático da Madeira e assegura a coordenação geral de todos os processos de execução, instalação e montagem do mesmo.

O Parque Temático da Madeira é constituído por um conjunto de atracções e pavilhões que, aliando o conhecimento e a emoção, dão a conhecer à população local e aos turistas que visitam a Região a sua história e cultura.

Pavilhão do Vulcanismo

O Pavilhão do Vulcanismo da Madeira é um projecto de construção da S.D.N.M. que foi construído em anexo às Grutas de S. Vicente, cujo processo de concepção, execução, instalação e montagem é assegurado pela Edicarte.

O Pavilhão do Vulcanismo acolhe a realização de espectáculos sobre a evolução geológica das grutas, a encenação de uma descida ao núcleo terrestre e da erupção de um vulcão, bem como a simulação do nascimento da ilha. Todo o espectáculo é complementado com informação sobre vulcanologia.

Centro Ciência Viva do Porto Moniz

A Edicarte coordenou a montagem da exposição “Ciência e Desporto” patente no Centro Ciência Viva do Porto Moniz concebida e desenhada pelo London Science Museum.

A exposição permite  fazer um percurso por uma variedade de elementos interactivos, experimentando e testando desportos tradicionalmente populares e outros mais recentes, descobrindo de forma lúdica os seus fundamentos e resultados.


2002-2004

Stand promocional da Direcção Regional da Madeira na Bolsa de Turismo de Lisboa (2002-2004)

A Edicarte ganhou o Concurso Público para concepção, construção e montagem do stand promocional da Região Autónoma da Madeira nas Bolsas de Turismo de Lisboa de 2002, 2003 e 2004.
Trata-se de uma estrutura composta por 24 módulos ajustáveis de 9m2 com uma área útil total de 216 m2, delimitada por uma estrutura modular com 4 aberturas, no centro da qual se ergue um paralelepípedo construído com placas MDF sobre uma estrutura metálica de “speedlock”. O exterior é revestido por papel fotográfico, o que permite mudar a imagem do stand todos os anos em função do tema escolhido (Fim do Ano para 2002 e a Flor para 2003). As paredes interiores são ocupadas por reproduções de fotografias da Região apresentadas em forma de caixas de luz, por três vitrinas destinadas à exposição de peças cedidas pelo Instituto do Vinho da Madeira e pelo Instituto do Bordado, Tapeçaria e Artesanato da Madeira e por dois ecrãs de plasma onde é divulgado um filme promocional da responsabilidade da Direcção Regional de Turismo da Madeira.
Em complemento desta acção promocional do Turismo da Região, a Edicarte criou um Programa de Animação, organizado em torno de um grupo de 42 jovens (21 rapazes e 21 raparigas) que circulam pelos vários pavilhões da Bolsa de Turismo de Lisboa, vestidos com sweatshirts de várias cores e impressas com o logotipo da Direcção Regional de Turismo da Madeira. Os jovens formam equipas de dois elementos, em que os rapazes transportam cartazes ilustrados com paisagens e com os principais cartazes turísticos da Região (tipo homem-sanduíche), enquanto as raparigas distribuem postais ilustrados da Madeira e Porto Santo, especialmente concebidos para o evento, bem como folhetos e outro material promocional. Estes jovens funcionam também como elemento de identificação da Região durante as actuações dos vários grupos musicais regionais que animam a participação madeirense na BTL.

Stand Promocional da Região Autónoma da Madeira na BTL 2002
Stand Promocional da Região Autónoma da Madeira na BTL 2003

2002-2003

Campanha de Sensibilização no âmbito do projecto unidade de Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos da Ilha da Madeira

A Edicarte ganhou o Concurso Público lançado pela Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais para a concepção e execução de uma campanha de sensibilização ambiental para a Região Autónoma da Madeira. A campanha, concebida para o biénio de 2002-2003, articula-se em torno das 4 cores da recolha selectiva de resíduos - azul, amarelo, verde e vermelho - e da assinatura “Escolha bem o contentor, Cada lixo sua cor”.
No âmbito desta campanha, a Edicarte assegurou a concepção, produção e coordenação dos seguintes bens e serviços:

  • horários escolares, calendários de bolso e de secretária, réguas, blocos-notas A4, pastas, agendas;
  • folhetos, brochuras;
  • sacos de pano, t-shirts;
  • cartazes para mupis, cartazes para portos e aeroportos, suportes para cartazes;
  • bilhetes-postais, mapas e postais de Natal;
  • materiais didáctico-pedagógicos (kit pedagógico contendo um dominó, um jogo do género “Trivial Pursuit”, um conjunto de slides, um conjunto de fichas para utilização pelos alunos e um manual para consulta dos professores);
  • anúncios para a comunicação social regional (rádio, televisão e imprensa escrita);
  • gestão de suportes publicitários (rede de mupis na Madeira e Porto Santo);
  • organização de visitas guiadas (visitas à Unidade de Valorização de Resíduos Sólidos da Madeira para grupos de 25 cidadãos de cada uma das 50 Juntas de Freguesia da Região);
  • acções de sensibilização nas escolas (apresentação em power point sobre a produção e recolha selectiva de resíduos, apoiada em jogos de perguntas e respostas com os alunos, no jingle da campanha e nos contentores dos ecopontos, feita por uma equipa de três elementos, vestidos com as cores da campanha e que cobre todos os estabelecimentos de ensino da Região desde o pré-escolar ao 3º ciclo do ensino básico);
  • conferências (4 sessões por personalidades de mérito reconhecido no âmbito dos temas abrangidos pela campanha).

2000

Inauguração do Aeroporto da Madeira

A Edicarte concebeu e coordenou, a convite do Governo Regional da Madeira e da ANAM - Aeroportos e Navegação Aérea da Madeira S.A., o Programa das Comemorações Oficiais de Inauguração do Aeroporto da Madeira.
O programa comemorativo teve o seu momento culminante no dia 15 de Setembro de 2000 com a realização de uma Cerimónia Oficial, que além dos Actos Protocolares, incluiu uma componente de Animação constituída pela actuação das Bandas Filarmónicas e dos Ranchos Folclóricos da Região Autónoma da Madeira, uma largada de 90 000 balões, o desenrolar de uma série de faixas coloridas ao longo do talude paralelo à pista do Aeroporto e uma girândola de foguetes. O Programa de Animação foi complementado por uma Concentração Náutica que reuniu cerca de 200 embarcações comerciais, de recreio, pesca, três navios da Marinha de Guerra portuguesa e por um Festival Aéreo. Este reuniu cerca de 20 aeronaves, 6 da aviação civil (Aeroclube da Madeira, Aerocondor, SATA, TAP-Air Portugal) e 11 da aviação militar (Força Aérea Portuguesa). Participaram, ainda, duas patrulhas acrobáticas, uma portuguesa (Skyart) e outra francesa (Apache Aviation), bem como uma delegação de 15 pára-quedistas da Federação Portuguesa de Pára-quedismo.
No âmbito deste programa comemorativo, a Edicarte assegurou também a realização do Almoço Oficial, que decorreu na zona onde assentam os pilares que sustentam o tabuleiro da nova pista do Aeroporto da Madeira.

1998

Pavilhão da Região Autónoma da Madeira na Expo'98

Guião do Pavilhão da Região Autónoma da Madeira na Expo'98

A Edicarte ganhou a consulta realizada pela EXPO’98 para a elaboração do Guião e do Projecto Expositivo.
Valorizando o conceito de viagem, o Pavilhão da Região Autónoma da Madeira procurou evidenciar a situação geográfica privilegiada da ilha no Oceano Atlântico, a sua história, os recursos naturais, económico, turísticos, culturais, desportivos e de lazer, científicos e tecnológicos.
O Pavilhão articulava-se em três áreas distintas:

  • A Exposição;
  • Á rea para recepção e distribuição de propaganda e loja de vendas;
  • Serviços técnicos e administrativos.
 

Gestão do Pavilhão da Região Autónoma da Madeira na Expo'98

A Edicarte foi contratada pelo Governo da Região Autónoma da Madeira para realizar a Gestão do seu Pavilhão na Expo’98, desempenhando a sua sócia, Paula Manso, as funções de Directora do Pavilhão.


Logotipo do Pavilhão da
Região Autónoma da Madeira


Maquete do Pavilhão da
Região Autónoma da Madeira

Comemoração do dia oficial da R.A.M.
na Expo´98 - 6 de Setembro
Entrada do Pavilhão da Região Autónoma da Madeira
Loja de vendas
Assistentes do Pavilhão da Região
Autónoma da Madeira
Fátima Lopes foi a criadora das fardas dos
assistentes do Pavilhão

edicarte | projectos de promoção institucional | projectos culturais | projectos desportivos | exposições | artes plásticas contemporâneas | reuniões científicas e colóquios | edições | outras edições | assessorias e estudos | audiovisuais | outros projectos

e : d : i : c : a : r : t : e